segunda-feira, 2 de julho de 2012

SSC / RACK



SSC: Seguro, São e Consensual - Conceito ético que define a forma de estar no BDSM e que implica que qualquer actividade BDSM entre adultos, desde que sã, segura e consensual, seja aceitável. O conceito permite claramente distinguir o BDSM do abuso e da violência.
Seguro – Quando todas as partes envolvidas nas actividades, depois de avaliar os potenciais riscos envolvidos, decidem que a assumpção do risco é aceitável. Seguro significa ser conhecedor das práticas que se usa. O conceito implica conhecer os instrumentos, equipamentos, limites e condições físicas e psicológicas dos parceiros e formas de manutenção do seu bem estar, tanto físico como psicológico.
São – Pressupõe saber distinguir a fantasia da realidade e ter o discernimento necessário para julgar os efeitos das suas acções. Passa por saber identificar os factores que contribuam para diminuir as capacidades de discernimento, nomeadamente, o uso de álcool, drogas e potenciais influências de patologias mentais.
ConSenSuaL – Na medida em que pressupõe que todas as partes envolvidas sejam livres de participar em tudo quanto se faça e pratique e tenham igualmente a liberdade de terminar a sua participação em qualquer altura. Consensualidade é ainda respeitar os limites impostos por cada participante e é a expressão do consentimento das partes envolvidas.
RACK: Risk Aware Consensual Kink - Conceito derivado da trilogia SSC no qual se defende uma maior conscencialização e ponderação do risco inerente às actividades praticadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário